segunda-feira, 15 de outubro de 2012

“Apartheid, o racismo legalizado”

Olá alunos do 9º ano,após a leitura e produção textual vocês irão postar a atividades no blog, como parte da nota. Bjs

Leitura do texto: “Apartheid, o racismo legalizado”.
O apartheid foi um dos regimes de discriminação mais cruéis de que se tem notícia no mundo. Ele vigorou na África do Sul de 1948 até 1990 e durante todo esse tempo esteve ligado à política do país. A antiga Constituição sul-africana incluía artigos onde era clara a discriminação racial entre os cidadãos, mesmo os negros sendo maioria na população.
Em 1487, quando o navegador português Bartolomeu Dias dobrou o Cabo da Boa Esperança, os europeus chegaram à região da África do Sul. Nos anos seguintes, a região foi povoada por holandeses, franceses, ingleses e alemães. Os descendentes dessa minoria branca começaram a criar leis, no começo do século XX, que garantiam o seu poder sobre a população negra. Essa política de segregação racial, o apartheid, ganhou força e foi oficializada em 1948, quando o Partido Nacional, dos brancos, assumiu o poder.
O apartheid, que quer dizer separação na língua africâner dos imigrantes europeus, atingia a habitação, o emprego, a educação e os serviços públicos, pois os negros não podiam ser proprietários de terras, não tinham direito de participação na política e eram obrigados a viver em zonas residenciais separadas das dos brancos. Os casamentos e relações sexuais entre pessoas de raças diferentes eram ilegais. Os negros geralmente trabalhavam nas minas, comandados por capatazes brancos e viviam em guetos miseráveis e superpovoados.
Para lutar contra essas injustiças, os negros acionaram o Congresso Nacional Africano - CNA, uma organização negra clandestina, que tinha como líder Nelson Mandela. Após o massacre de Sharpeville, o CNA optou pela luta armada contra o governo branco, o que fez com que Nelson Mandela fosse preso em 1962 e condenado à prisão perpétua. A partir daí, o apartheid tornou-se ainda mais forte e violento, chegando ao ponto de definir territórios tribais chamados bantustões, onde os negros eram distribuídos em grupos étnicos e ficavam confinados nessas regiões.
A partir de 1975, com o fim do império português na África, lentamente começaram os avanços para acabar com o apartheid. A comunidade internacional e a Organização das Nações Unidas - ONU faziam pressão pelo fim da segregação racial. Em 1991, o então presidente Frederick de Klerk não teve outra saída: condenou oficialmente o apartheid e libertou líderes políticos, entre eles Nelson Mandela.
A partir daí, outras conquistas foram obtidas: o Congresso Nacional Africano foi legalizado, De Klerk e Mandela receberam o Prêmio Nobel da Paz (1993), uma nova Constituição não-racial passou a vigorar, os negros adquiriram direito ao voto e em 1994 foram realizadas as primeiras eleições multirraciais na África do Sul e Nelson Mandela se tornou presidente da África do Sul, com o desafio de transformar o país numa nação mais humana e com melhores condições de vida para a maioria da população.


A partir das leituras e das discussões anteriores os alunos deverão escrever um pequeno texto sobre as relações entre apartheid e racismo. Para melhorar a visão do aluno sobre os temas abordados serão sugeridos os vídeos Martin Luther King - Eu tenho em sonho e Negros creem que sonho de Luther

15 comentários:

  1. Aléxia nº1-Carolina nº 5
    9º ano B
    O Apartheid foi um regime de descriminação que ocorreu na Africa do Sul de 1948 até 1990.
    Apesar de os negros fossem maioria eles eram mandados por brancos.Geralmente holandeses, franceses, ingleses e alemoes.
    O apartheid significa ''separação'' na língua africana, e era o que acontecia.
    Os negros viviam e m guetos e totalmente separados dos brancos. Ter relações ou até se casar com raças diferentes era ilegal.
    Em 1993 em diante uma nova constituição não racial passou a vigorar, a partir dai os negros conquistaram seus direitos...
    ;)

    ResponderExcluir
  2. Alunos 9º B
    Jeferson Santana nº 19
    Julio Wilder
    Jean
    O apartheid foi uma das formas mais cruéis de separar as raças, ou seja, as etnias, o apartheid ganhou força e foi oficializado em 1948 quando os brancos assumiram o poder. Os europeus não aceitaram habitar o mesmo ambiente do negro a não ser se o branco fosse patrão do negro, graças ao Congresso Nacional Africano uma organização negra clandestina que tinha como líder Nelson Mandela.
    Quando Nelson Mandela foi preso e condenado a prisão perpétua em 1962 fazendo com que a violência aumentasse, mas, também um avanço para o fim do apartheid. A ONU pressionou para o fim da segregação racial, o presidente Frederick de Klerk não teve saída e oficializou o fim do apartheid. Nelson Mandela e Frederick de Klerk receberam o prêmio Nobel da paz em 1993.

    ResponderExcluir
  3. Alunos 9º Ano A.
    Alunas:
    Barbara nº: 1
    Letícia nº: 20
    Milena nº: 26
    Pabliane nº: 27
    O apartheid
    Foi um movimento de descriminação legalizado por negros e brancos. Ocorreu na África do Sul e proibia que pessoas negras se casassem com brancos e vice-versa. Iniciou no ano de 1948 até o ano de 1990. Os negros viviam em ambientes diferentes dos povos brancos. O apartheid significa separação. A partir da revigoração desta lei, os negros queriam conquistar os seus direitos. Em 1993 os negros conquistaram os seus direitos. Já o racismo a tendência do pensamento, ou o modo de pensar, em que se dá grande importância à noção da existência de raças humanas distintas e superiores umas às outras, normalmente relacionando características físicas hereditárias a determinados traços de caráter e inteligência ou manifestações culturais.
    O racismo não é uma teoria científica, mas um conjunto de opiniões pré concebidas que valorizam as diferenças biológicas entre os seres humanos, atribuindo superioridade a alguns de acordo com a matriz racial.A crença da existência de raças superiores e inferiores foi utilizada muitas vezes para justificar a escravidão, o domínio de determinados povos por outros, e os genocídios que ocorreram durante toda a história da humanidade e ao complexo de inferioridade, se sentindo, muitos povos, como inferiores aos europeus.


    ResponderExcluir
  4. 9º ano B
    Alunos:
    Fernanda nº12
    Eva Vilma nº10
    Losleine nº 40

    Apartheid um dos regimes de discriminação mais cruel que já existiu. Sendo assim Bartolomeu Dias dobrou o Cabo da Boa Esperança e os europeus chegaram a África do Sul.
    Os holandeses, franceses inglese e alemães como eram minoria bracos começaram a criar leis para garantir poder sob a população negra, sendo assim assumindo o poder.
    Apartheid de um modo geral quer dizer uma separação na linha dos emigrantes europeus que atinge habitação, emprego, educação, e serviços públicos. Além disso ainda tinha leis que proibiam pessoas de raças diferentes se casarem ou ter relações sexuais por que era ilegal naquela época. Os negros também eram explorados, tendo que trabalhar nas minas sendo comandados por capatazes brancos.
    Os negros se revoltarão e acionarão o Congresso Nacional Africano que tinha como líder Nelson Mandela, mas após o massacre optou pela luta armada contra o governo branco sendo Nelson Mandela preso em 1962 e condenado a prisão perpetua. Logo depois este governo ainda tornou-se mais forte, chegando ao ponto de definir territórios tribais onde os negros eram distribuídos em grupos e confinados nessa região.
    Em 1975, começaram os avanços para acabar com o apartheid, sendo em 1991 que o presidente Frederick de Klerk condenou oficialmente o apartheid e liberou os lideres políticos, entre eles Nelson Mandela.

    ResponderExcluir
  5. Alunos: César n°07 Luciano n°33
    9°B

    O termo apartheid foi uma política racial implantada na África do Sul. De acordo com esse regime, a minoria branca, os únicos com direito a voto, detinha todo poder político e econômico no país, enquanto à imensa maioria negra restava a obrigação de obedecer rigorosamente a minoria branca.
    A partir de 1975, com o fim do império português na África, lentamente começaram os avanços para acabar com o apartheid. A comunidade internacional e a Organização das Nações Unidas - ONU faziam pressão pelo fim da segregação racial. Em 1991, o então presidente Frederick de Klerk não teve outra saída: condenou oficialmente o apartheid e libertou líderes políticos, entre eles Nelson Mandela.e assim os negros conseguiram novamente seu direitos

    ResponderExcluir
  6. Trabalho de Magda Fernanda 9ºB nº24

    A antiga constituição sul-africana incluía artigos onde era clara a descriminação racial entre os cidadãos mesmo os negros sendo maioria na população.
    Nos anos seguintes a região foi povoada por holandeses,franceses,ingleses e alemoes. Os descendentes dessa maioria branca começaram a criar segregação racial o apartheid ganhou força e foi oficializada em 1948 quando o partido nacional dos brancos assumiu o poder. Para lutar contra essas injustiças os negros acionaram o Congresso Nacional Africano (CNA)uma organização negra clandestina que tinha como líder Nelson Mandela.
    A comunidade internacional e a organização das nações unidas (ONU) faz pressão pelo fim da segregação racial. Em 1991 o então presidente Frederick de Klerk não teve outra saída condenou oficialmente o apartheid e liberou líderes políticos entre eles Nelson Mandela.
    A partir das outras conquistas foram obtidas.
    O congresso nacional africano foi legalizado Klerk e Mandela receberam o premio nobel da paz (1993) e uma nova constituição não racial passou a vigorar, os negros adquiriram direitos de voto e em 1994 foram realizadas as primeiras eleições multirraciais na Africa do Sul e Nelson Mandela se tornou presidente da Africa do Sul com o desafio de transformar o país numa nação mais humana e com melhores condições de vida para a maioria da população.

    ResponderExcluir
  7. Apartheid,o racismo legalizado.
    O Apartheid foi um dos regimes mais crueis do mundo.Ele vigorou na Africa do Sul em 1948 até 1990.Existia muita descriminação aos negro mesmo eles sendo a maioria.A Africa do Sul foi povoado pro Holandeses,Franceses,Ingleses e Alemaes e as pessoas branmcas começaram a exigir leis no começo do século XX. O Apartheid quer dizer na lingua Africâner SEPARAÇÃO.Os negros não tinham participação na politica e os negros moravam longes um dos outros.Para lutar contra essas justiças os negros acionaram o CNA(Congreço Nacional Africano) o seu lider era o senhor Nelson Mandela. Depois que Nelson foi preso em 1962 o Apartheid ficou mais forte e violento em 1975 lentamente começaram os avanços para acabar com o Apartheid. Em 1991 o presidente Frederik libertou Nelson e outros lideres politicos.

    Nome: Vinicius n°31, Murilo n°26 9°ano B

    ResponderExcluir
  8. ALUNOS 9º ano B
    EDUARDA Nº
    CLAUDIA Nº 08
    O apartheid que quer dizer “separação na língua africana”. Foi um regime mais cruel que se teve no mundo. Ele se vigorou na África do sul em 1948 até 1990 e todo esse tempo esteve ligado a policia do pais.
    A antiga constituição africana tinha artigos onde era clara a discriminação entre os cidadãos mesmo sendo os negros a maioria.
    Para lutar contra essas injustiças Nelson Mandela se tornou presidente da África do sul, com desafio de transformar o país em uma nação mais respeitosa, mais humana e com melhores condições de vida para a população.
    Nelson Mandela lutava pelos direitos da população tornando que os negros tenham também o direito de votar, etc...

    ResponderExcluir
  9. ALUNOS 9º ano B
    RENATA Nº28
    JEFERSON Nº 18
    ARICLEISON Nº04
    O apartheid foi cruel com os negros, apesar de serem a maior parte da população os negros não tinham poder no pais, o apartheid sugeria que os negros vivessem como bichos excluídos do resto da população e mais ainda em um minúsculo espaço e em situações desumanas e monstruosas.
    A misturas de negros e brancos eram extremamente proibidas, foi quando os negros decidiram procurar ajuda para a CNA uma organização que até então era clandestina a CNA foi derrotada, seu líder Nelson Mandela foi preso e condenado a prisão perpetua, condenação que ninguém imaginava que fosse cumprida totalmente.
    Depois dessa vitória o apartheid tornou-se ainda mais forte e violento.
    A partir de 1975, com o fim do império português o apartheid ficou mais fraco.
    A ONU fazia pressão para o fim da segregação racial em 1991 o pretende Frederick de Klerk teve que condenar oficialmente o apartheid e também condenar seus lideres políticos.
    A partir daí o pesadelo parecia ter fim, o CNA foi legalizado, Mandela e Klerk ganharam o premio Nobel da paz e os negros ganharam o direito de votar e em 1994 elegeram Nelson Mandela como seu presidente que tinha a missão de dar condições menos cruéis de vida.

    ResponderExcluir
  10. Alunos: Inaê nº:16, Ana nº: 02, Caroline nº06.
    9 ano B
    Apartheid foi uma politica implantada na Africa do Sul. Essa nova politica impedia a maioria da população que era os negros a fazer várias coisas como casar com pessoas brancas, os negros também não tinham direito de votar. A única coisa que essas pessoas podiam era obedecer rigorosamente à legislação separatista.
    Hoje em 2012 muitas pessoas ainda vivem em 1990 antes do fim do apartheid, só que elas devem acordar e perceber que vivemos em um mundo com diferentes tipos de raças e etnias.

    ResponderExcluir
  11. Apartheid e Racismo

    O apartheid assim como o racismo ,são tem em comum a questão em que os brancos poderosos usavam e abusavam dos negros e pobres que são discriminados e humilhados ,usados como empregados sem receber nenhuma recompensa pelo trabalho pesado , só a escravidão , isso tudo ocorre somente pela questão de negros terem a cor da pele diferente das dos brancos ,entra ai a questão do racismo por parte de muitos brancos.
    O apartheid usava os negros como empregados e tiravam todos os direitos que ele tinham ,fazia eles trabalharem para os brancos como escravos ,eram tratados como animais e não recebiam os direitos que a eles eram concebidos.
    Com o tempo o racismo foi sendo batido e derrotado e junto com o afundamento do racismo o apartheid também foi derrotado ,hoje os negros tem muitos direitos ,os mesmos direitos que os brancos e até mais ,mas ainda existe racismo por parte de DESUMANOS como devem ser chamados.

    Alunos:Evandro 7, Gean 9,Giovani Gratão 10,Giovani Grisolia 11,João Vitor 15,Leonardo 19,Vitoria 30.

    ResponderExcluir
  12. Apartheid

    Grupo: Maila, Vivian e Vanessa. 9° ano A.


    O Apartheid representou o que houve de pior na colonização da África, mesmo após a Independência da África do Sul. Atualmente, ele não existe mais, pelo menos oficialmente. Podemos usar o termo para designar os processos de exclusão de grupos sociais os étnicos em certas sociedades. O apartheid foi um dos regimes de discriminação mais cruéis de que se tem notícia no mundo e vigorou na África do Sul de 1948 até 1990 e durante todo esse tempo esteve ligado à política do país, na antiga Constituição Sul-Africana havia artigos de privilegiar os brancos, e discriminar os negros, mesmo que negros eram a maioria, havia o racismo legalizado.


    O português Bartolomeu Dias dobrou o Cabo da Boa Esperança em 1487, os europeus chegaram à região da África do Sul e nos anos seguintes a região foi povoada por vários povos de outras culturas. Os descendentes brancos eram a minoria e começaram criar leis, no comecinho do século XX eles garantiram poder sobre a população negra. Essa política de segregação racial foi oficializada em 1948.


    O que diferencia O Apartheid do racismo, é que, o Apartheid foi um racismo legalizado e hoje em dia, leis que contribuíam com isso, não existem mais. O racismo em si, hoje em dia, varia em questões sociais, estilos, opções sexuais, e raças diferentes.





    ResponderExcluir
  13. 9º B
    Renan Rocha n º27
    O apartheid que significa separação reduzia a maioria negros da população a um estado de total segregação. Os negros impedidos de ter terra, de participar da vida política e de casar com pessoas de cor branca. Em 1962 a polícia da minoria branca prendeu o principal líder do Congresso Nacional Africano, o jornalista Nelson Mandela que foi condenado à prisão perpetua em 1964. O fim do apartheid culminou com a libertação de Nelson Mandela, que era exigido no mundo inteiro. Seu partido o Congresso Africano foi legalizado e a constituição do país mudada. Os negros passaram a ter os mesmos direitos dos brancos.

    ResponderExcluir
  14. 9º B
    Gabriela Claudino nº 38
    Elizângela Rosa nº 34
    O racismo legalizado
    O apartheid foi um dos regimes de discriminação mais cruéis de que se tem noticia no mundo. Ele vigorou na África do Sul de 1948 ate 1950 e durante todo esse tempo esteve ligado a política do país. A antiga constituição sul africana era clara a discriminação racial entre os cidadãos, mesmo os negros sendo maioria na população.
    Em 1487, quando o navegador português Bartolomeu, os europeus Dias dobrou o Cabo da Boa Esperança, os europeus chegaram a região da África do Sul. Nos anos seguintes a região foi povoada por holandeses, franceses, ingleses e alemães. Os descendentes dessa minoria branca começaram a criar leis no começo do século XX, que garantiam seu poder sobre a população negra.
    O apartheid, quer dizer separação na língua africâner dos imigrantes europeus, atingia a habitação, o emprego, a educação e os serviços públicos, pois, o negros não podiam ser proprietários de terras, não tinham direito de participar da política e tinham que viver separado dos brancos. Os casamentos e relações sexuais entre pessoas de “raças” diferentes eram ilegais. Os negros trabalharam nas minas comandados por capatazes brancos e viviam em guetos miseráveis e superpovoados.
    Para lutar contra essas injustiças os negros acionaram o Congresso Nacional Africano, uma organização negra clandestina tendo como líder Nelson Mandela.

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir